segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MISSIOLOGIA




                                            Missiologia

Missiologia (lat. missio "envio"; gr. logía "estudo") ou Teologia de Missões é um ramo da Teologia que estuda as missões, que são acções de propagação de uma religião. No Cristianismo, a Missiologia é uma sub-disciplina da Teologia pastoral.

 

                                          No Cristianismo

Missiologia abrange tres estágios:
Missão local: abrange a comunidade local e circunvizinhanças ex.bairros e cidades vizinhas.
Missão nacional: todos os limites da nação de origem do missionário(a).
Missão transcultural: abrange até os confins da terra conforme a ordem dada por Cristo: Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serme-eis testemunhas, em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da Terra. Confins da terra abrange todos os povos, tribos, línguas e nações.

 

                                                História

A missiologia é uma disciplina jovem. Ela nasceu em ambiente protestante do século XIX. A primeira cátedra referente a este saber foi criada na Universidade de Edimburgo, em 1867. No campo católico, o primeiro a abordar este estudo foi Joseph Schmidlin (1876-1944).Como resultado de seu trabalho, a Universidade de Münster resolveu a erigir a cátedra de missiologia em 1911. Depois da I Guerra Mundial várias universidades protestantes abriram suas cátedras. De 1916 a 1974, a Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma publicou aBibliotheca Missionum, uma coleção contendo vários volumes de estudos sobre missiologia.

                       Objetivo e preparação do missionário

O objetivo do missionário cristão é anunciar o Evangelho de modo universal (Evangelho = boa notícia, boas novas, boa mensagem) e através da exposição deste evangelho, apresentar o próprio Cristo como Senhor e Salvador de toda a humanidade. Alguns aspectos são necessários para a preparação de um missionário:
1.      É importante que tenha profunda experiência de Salvação, e comunhão com Cristo, à quem irá apresentar as pessoas.
2.      Profundo conhecimento das escrituras sua principal ferramenta.
3.      Domínio da língua local onde pretende atuar.
4.      Conhecimento da cultura e das leis e costumes locais.
5.      Imprescindível que este possa contar com as orações, apoio financeiro, e ministerial de sua Igreja de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário